Carlos Walter lança o CD/E-Songbook
"Calendário do Afeto: suíte para violão solo com 9 movimentos alusivos aos
meses de gestação; áudio, partituras, cifras e tablaturas”.
O trabalho narra musicalmente as
fases da gestação até o nascimento do seu filho. O CD é acompanhado por livro
digital de partituras, cifras, tablaturas e trechos de citações literárias
(epígrafes) que dialogam com esse universo da maternidade / paternidade.
Cada tema dessa suíte conta uma
história. Afinal, música instrumental é um meio de comunicação universal, a
partir do qual os músicos verbalizam frases sem palavras: prosas e versos não
falados! Por isso, os movimentos possuem ritmos genuínos (valsa, fantasia,
baião, bossa nova, choro) e híbridos (fusion e outros identificados com os
neologismos salsamba, marcha-tango, semifrevo)... Subtítulos e exposições de
motivos repletas de homenagens, lembranças, influências e personagens do
real-imaginário do violonista-compositor, que intentam decodificar o pleno e
intraduzível amor incondicional desse discurso musical de boas vindas ao filho
primogênito (partícipe especial do CD, cujas risadas/choro e batimento cardíaco
extraído de uma ultrassonografia ilustram o 9º e o 5º meses).
O projeto gráfico foi desenvolvido
por Leonora Weissmann e Júlio Abreu e a gravação realizada por Joao Ferraz no
estúdio Lontra Music com a assistência de Marcos Frederico e a direção musical
de Elodie Bouny.
Professora da escola de música UFRJ,
a violonista e compositora Elodie Bouny considera Calendário do Afeto, de
Carlos Walter, uma ode ao amor paterno. “Carlos é detentor de uma prosa musical
potente e original, e este primeiro registro (o primogênito) é uma declaração
autêntica e profunda da expressão mais íntima e sincera que ele pôde dar. Por
outro lado, é um depoimento maduro e uma homenagem ao ser mais amado, uma linda
mensagem de amor em forma de música”, afirma a musicista que assina, ao lado de
Yamandu Costa, Ulisses Rocha, Juarez Moreira, Luiz Otávio Savassi Rocha, Alvaro
e Giselda Walter, um dos textos de apresentação.
O CD de áudio com o livro digital de
partituras, cifras e tablaturas foi realizado com recursos da Lei Municipal de
Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Por se tratar de um trabalho
transdisciplinar, que estabelece uma relação entre a música e a saúde
materno-infantil, parte dos discos será distribuída a profissionais da rede
municipal de saúde a título de contrapartida cultural. Maiores informações:
http://www.carloswalter.com.br/
Depoimentos
“Carlos
Walter, ao dedicar esta obra ao deleite da espera pelo nascimento de seu
primogênito, reescreveu musicalmente a sua própria história. Em cada uma das 9
faixas, ele despeja toda a riqueza de uma vida dedicada ao violão, através de
composições surpreendentes, repletas de surpresas. Melodias inspiradas,
conduzidas como que em mar aberto por harmonias flutuantes que deslizam rápidas
rumo ao leste, vão rasgando a encantadora noite de 9 meses, como que contando
histórias enquanto o sol não nasce. Alguns dos personagens dessas histórias são
todos músicos maravilhosos, brasileiros de hoje e de ontem, aos quais Carlos
dedicou a sua admiração e infinitas horas de estudo, ganhando em retribuição
uma farta porção do talento de cada um deles. O fim dessa viagem guardou uma
grande surpresa: nasceram gêmeos; um menino com a sua cara e um CD com a sua
alma”. Ulisses
Rocha, violonista, arranjador, professor da faculdade de
música popular da Unicamp e da University of Florida.
“Carlos
Walter nos dá a oportunidade de entrar no seu mundo musical através desta
gravação do Calendário do Afeto. Violonista virtuose e compositor inspirado,
ele conta uma história de amor muito bonita, a chegada do seu filho Pedro.
Estas 9 faixas abrigam influências diversas e cada uma tem personalidade forte
e própria. Este depoimento sonoro é valioso pela sua qualidade interpretativa e
pelas composições originais, por vezes doces, por vezes humorísticas e
agitadas. Um belo trabalho!” Yamandu
Costa, violonista, compositor e arranjador.
“O
violão é a grande paixão da minha vida. Além de tocar, sempre me interessei
muito por sua história, assim como pela dos violonistas, suas habilidades etc.
Fico muito feliz quando encontro nas novas gerações músicos com esta mesma
paixão, interesse e gosto pelo violão. Carlos Walter é um desses. Fiquei mais
surpreso ainda quando o ouvi tocar e pude ver a sua imensa musicalidade.
Carlinhos faz parte desta geração de jovens talentosos que Minas Gerais oferece
ao Brasil. Vindo do choro e do violão clássico, com uma mente muito aberta,
recebe influências variadas e ratifica esta tendência do violão brasileiro
atual de dialogar com vários estilos. Destaco ainda a sua bela e cuidadosa
sonoridade, técnica arrojada e limpa, e a sofisticação de suas composições para
o violão. Sinto-me então muito orgulhoso por escrever estas linhas sobre este
violonista que inicia uma carreira muito auspiciosa”. Juarez Moreira,
violonista, compositor e arranjador.
“Com
a sensibilidade que lhe é peculiar – algo como as cordas retesadas de seu
inseparável instrumento -, fez questão de expor o concepto, no decurso de sua
trajetória intrauterina, aos amorosos acordes das composições a ele dedicadas,
na expectativa de que ficassem desde cedo registrados em sua memória afetiva.” Luíz Otávio Savassi Rocha,
professor emérito da Faculdade de Medicina da UFMG e associado do Clube do
Choro de Belo Horizonte.
FAIXA A FAIXA
1º
mês – Terna Tríade (valsa)
Valsa em Si maior com a atmosfera dos acalantos de ninar. Uma
descentralização de si perante o chamado existencial da paternidade. O ritmo
binário da vida conjugal torna-se ternário (terno, repleto de ternura, tocado a
3) e o intervalo matrimonial transforma-se num acorde consonante: na tríade
chamada família!
2º mês – Uh!... beraba (salsamba)
Salsa em Sol
menor com pitadas de samba e o calor solar da latinidade: vida em movimento,
pausa e síncope. A onomatopeia Uh! é típica do gênero. Sonoriza o clímax
intermitente da náusea materna, metaforiza um canal extralinguístico de
comunicação onomatopaica com o (a)feto e aflora lembranças de Uberaba, minha
terra natal. O hibridismo entre salsa e samba é uma proeza rítmica
internalizada a partir do arranjo de 2º violão que desenvolvi para o tema
Sorte, uma congada do professor Sérgio Ramos que se transforma num samba vivaz!
3º mês – Sui generis (fantasia: choro
atípico)
Uma improvisação
violonística do sui generis Juarez Moreira nas dependências do Sesc Palladium,
a leitura do livro Violão Ibérico de Carlos Galilea e o ventre materno em
franca expansão no 3º mês inspiraram essa fantasia em Fá sustenido menor, que
foi lançada em 2014 no CD com álbum digital de partituras Novas #2 – Música
brasileira para violão mediante avaliação dos jurados Fábio Zanon, Marco Pereira,
Sérgio Assad e Elodie Bouny (idealizadora do projeto), gestão da Mecenaria
Produção Cultural e financiamento do Programa de Ação Cultural da Secretaria de
Cultura de São Paulo.
4º mês – União XV (marcha–tango)
É um menino e se
chamará Pedro! Terá o austero prenome do bisavô! Essa peça em Dó menor abriga a
dolência dos tangos e o vigor das marchas. Proporcionou-me um diálogo
intergeracional com o meu avô Aníbal Pedro, que não conheci, e o meu pai Alvaro
Walter, compositores e regentes da Sociedade Musical União XV de Novembro da
histórica cidade de Mariana. A terceira parte é um epitáfio ao tio Paulo Aníbal
que adorava os trios das composições marciais. Que o meu filho desfrute das
retretas e procissões interioranas que ouvi à tira colo!
5º mês – Acrobata (baião ligeiro:
semifrevo)
Tema alegre e
vibrante, inspirado nas batidas de coração e acrobacias intrauterinas do Pedro:
um acrobata nato! Foi utilizado como trilha sonora do convite eletrônico do chá
de fraldas e contou com a participação especial do anfitrião, dono desses
batimentos céleres e intensos que cordialmente introduzem e norteiam a rítmica
da composição. Assim como o 3º mês, tal movimento foi escolhido pelo júri do
Projeto Novas #2 – Música brasileira para violão.
6º mês – São Miguel (bossa nova)
Eis uma
reminiscência ao Sítio São Miguel: reduto campestre onde a família materna
celebra(va) a vida. Pais, irmãos, tios e primos na beira do fogão de lenha
contando causos sob o indescritível céu da Zona da Mata mineira. Pastorar boi,
andar de égua, apanhar jambo, chupar jabuticaba, cana e manga, jogar bola
descalço, tomar canjica, comer doce, beber água da mina, atravessar pinguelas,
matar bicho de pé e carrapato, pescar, dar o primeiro beijo, soltar bombinha,
calçar bota, tirar o chapéu ao sentar na mesa e rezar... Eita saudade da terra
natal de minha mãe Giselda! Que a união familiar e o contato com a natureza
estejam presentes ao longo de sua existência, dileto filho!
7º mês – Mariana, sinos e afins (fusion)
Os
rasgueos e campanellas na introdução representam o badalar dos sinos das
igrejas seculares de Mariana anunciando a chegada de nosso rebento. A mamãe
Rosana simplesmente adora. Boas novas ressoam no ar das Gerais, transcendem as
montanhas de Minas e se misturam a outros sons, lugares, pessoas, tendências e
linguagens. Vida em movimento e fusão.
8º mês – Paião (baião)
Ao compor esse
baião, me senti um Paião! E logo pensei: esse será nosso baião de 3. Eu, a
esposa e o filho juntos dançando vida afora! O começo é uma anamnese do arranjo
de Geraldo Vianna para o afro-samba Berimbau de Baden Powell e Vinícius de
Moraes. Vale também registrar que as levadas do 5º e 8º meses se inspiraram na
célula rítmica da peça “Volta Rapidinho”, do violonista Ulisses Rocha.
9º mês – Champagnat (choro)
O
choro é a trilha sonora do nascer! Este choro é bem tradicional e um trecho
dele foi utilizado para homenagear os 110 anos do Colégio Marista Diocesano de
Uberaba, onde passei minha infância e adolescência. Possui três partes, segue a
forma rondò, inicia com um dos primeiros choros do Pedro no berçário e termina
com risos contagiantes registrados na véspera do seu 2º aniversário: vinhetas
extramusicais que refletem a sua evolução no ciclo da vida! Que o seu
itinerário existencial seja longevo, saudável, feliz, probo, próspero e
benevolente! Abençoado por Deus e Champagnat.
CARLOS WALTER
Carlos
Walter é mineiro de Uberaba, filho do saxofonista e compositor Alvaro Augusto
Walter e da artesã Giselda Bárbara Walter. Iniciou seus estudos musicais com o
pai e os professores Sérgio Ramos e Olegário Bandeira, prosseguindo-os como
autodidata. É músico inscrito na Ordem dos Músicos do Brasil, associado do
Clube do Choro de Belo Horizonte, filiado à União Brasileira de Compositores e
autor dos livros O violão e as linguagens violonísticas do choro e Discurso
jurídico na democracia: processualidade constitucionalizada, respectivamente
publicados pelo Clube de Autores e pela Editora Fórum.
Possui mestrado em direito e instituições políticas pela
Fundação Mineira de Educação e Cultura, ministra oficinas de violão e atua como
violonista em trabalhos individuais e coletivos [com o saxofonista Alvaro
Walter, os violonistas Sérgio Ramos (Duo Mel) e Sílvio Carlos (13 Cordas), o
multinstrumentista Marcelo Jiran, o bandolinista Marcos Frederico, a cantora
Giselle Couto, entre outros]. Já tocou também com Alexandre Gismonti, Aurélie
Tyszblat, Babaya, Dudu Braga, Elodie Bouny, Felipe José, Fernando Sodré,
Geraldo Vianna, Gabriel Grossi, Guilherme Vincens, Henrique Cazes, Humberto
Junqueira, Ian Guest, Jo Vurchio, Juarez Moreira, Lígia Jacques, Lucas Telles,
Luísa Mitre, Marcelo Taynara, Marcos Flávio, Maria Inês Guimarães, Mariana
Brueckers, Mozart Secundino, Nicolas Krassik, Paul Mindy, Paulinho Pedra Azul,
Pernambuco do Pandeiro, Rafael Martini, Ramon Braga, Rômulo Marques, Serginho
Silva, Silvério Pontes, Thiago Delegado, Toninho Ramos, Verioca Lherm, Zé da
Velha, Waldir Silva e Yamandu Costa.
Representando
a música brasileira, apresentou-se nos seguintes eventos internacionais: I
Semana de Belo Horizonte en Buenos Aires (2008), VI Festival du Choro de Paris
(2010), 16ª Cumbre de Mercociudades (Montevideo, 2011), Portes ouvertes
2012-2013 du Club du Choro de Paris (2012) e VIII Festival Internacional de
Violão de Belo Horizonte (2015).
Foi
semifinalista do XV BDMG Instrumental (2015) e premiado pelo Programa de
Intercâmbio e Difusão Cultural do MinC (2010), Programa Música Minas (2012) e
Edital Novas #2 de seleção de peças para CD de áudio com álbum digital de
partituras (2014), avaliadas por Fábio Zanon, Marco Pereira, Sérgio Assad e
pela idealizadora Elodie Bouny, com lançamento realizado no MASP.
Em
2015 lançou o CD de áudio e o livro de partituras, cifras e tablaturas
Calendário do Afeto: suíte para violão solo com 9 movimentos alusivos aos meses
de gestação com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo
Horizonte, o qual recebeu menção honrosa e o classificou como um dos Melhores
Instrumentistas do Prêmio Melhores da Música Brasileira de 2015. Sua trajetória
como intérprete, compositor e arranjador está registrada em vídeos e CDs.